O excesso de informação está tomando conta de você!

Você está com excesso de informação quando sabe onde encontrá-la ou até mesmo já a tem em mãos, mas não aplica nada com eficiência. Você não coloca a mão na massa. Quantas técnicas de SEO e de Divulgação você conhece e ainda não aplicou? E a produtividade, como fica? Confira este post para ter uma pequena luz sobre o assunto.

Há muitos meses que venho acompanhando conversas na blogosfera inglesa ao redor de um problema que cresce diariamente na web: o excesso de informação. Isto pode atrapalhar a vida de muitos que querem entrar na blogosfera com qualidade e acabam por manterem-se “parados”, porque têm tudo ao seu redor mas não conseguem seguir os passos corretamente.

Saber e não aplicar

O excesso de informação ataca a mente de quem está sofrendo com este problema. Muitos novos blogueiros e até mesmo alguns que já mantêm um contato relativamente grande com os metablogs de qualidade vêm me perguntar diariamente onde é que aprendi a aplicar tantas práticas de SEO ou de Divulgação de blogs e como ganho dinheiro escrevendo.

É claro que, como sou paciente, reservo uma atenção um pouco maior do que a usual para estas pessoas. Afinal, são meus leitores e, se me perguntam, é porque têm dúvidas e acham que eu posso respondê-las. Mas a resposta que geralmente gostaria de falar é sempre a seguinte: “Comece pelo Análise Blogueira. Lá você encontrará todo o básico”. E isto é pura verdade: muitos querem aprender SEO ou Divulgação eficiente, conhecem o Análise Blogueira e até mesmo blogs muito maiores como a Escola Dinheiro, mas nem sequer se dão ao trabalho de consultar os textos antigos e retirar as melhores informações deles!

É aí que o excesso de informação, a meu ver, começa a dominar o ambiente psicológico destas pessoas: elas têm informação de qualidade às mãos, mas leram tanto que já desistiram de captar o interessante.

Informação não é o suficiente

Se você lê um post que pode lhe ensinar a ganhar $300 por dia com o AdSense, como aquele do Custodio ou outros semelhantes, pode pensar: “Caramba, é agora que eu começo a ganhar dinheiro online!”. Eu mesmo senti isto quando terminei de ler o artigo.

O grande problema é que, antes de pensar que irá ganhar dinheiro online, você precisa merecê-lo. Ultimamente eu ando seguindo na minha rotina a idéia de que se você se esforça, certamente ganhará o que deseja. Em outras palavras, não existe informação nenhuma que irá lhe fazer ganhar um dinheiro e atingir o sucesso em seu blog, e sim a aplicação dela dentro de sua rotina e como parte de um processo que terá de ser trabalhado constantemente.

Assim, você pode conhecer inúmeras técnicas de SEO, ter lido vários eBooks sobre Ganhar Dinheiro Online, acompanhar o Análise, o Blog do Custodio e a Escola Dinheiro todos os dias e, mesmo assim, estar na estaca zero, porque:

Quanto mais você lê,menos você aplica

Isto é uma constante até mesmo na minha vida de blogueiro: em determinados momentos, temos tudo o que precisamos: informações frescas de quais novos passos precisamos tomar no momento, em quais novos lugares devemos divulgar e quais novas técnicas de SEO devemos aplicar. O problema é que, mesmo com tudo isto em mãos, parece que precisamos ter mais certeza ainda de que iremos aplicar tudo com 100% de sucesso ou, quando pensamos em começar, sentimos um grande desânimo ou uma preguiça gigante.

Isto é um grande erro, pois ao passo que você perde tempo lendo, poderia estar aplicando o que conhece mas ainda não aplicou. Um exemplo bem rápido: quantas técnicas de SEO você conhece que ainda não foram aplicadas em seu blog? Que tal começar a aplicar pelo menos uma delas hoje mesmo?

5 dicas rápidas para fugir desse excesso

  1. Estabeleça uma lista com as pendências em sua vida e passe a diminuí-la sempre que puder.
  2. Para cada novo post ou artigo informativo que ler, separe uma pausa de alguns minutos para captar algo de realmente produtivo que você tenha aprendido com ele.
  3. Se você não captou nada de novo, este deve ser o momento de procurar algum blog mais original ou ler outros artigos do mesmo.
  4. Depois, aplique pelo menos parte do que aprendeu, ou coloque isto em uma lista para aplicar mais tarde.
  5. Diminua o número de blogs cadastrados em seus Feeds.

O excesso de informação te transformará num inválido, se você não fizer nada! Pare de procurar por mais e mais informação, pois você já tem o suficiente. Se não tem, basta fuçar nos arquivos do Análise e dos outros dois grandes blogs citados logo acima. Depois, comece a aplicá-las, ou pelo menos correr atrás de informação eficiente e decente, aquela que lhe renderá alguma coisa. Depois de aplicar tudo o que conhece de bom, e só depois disso é que você voltará a ler outros blogs e, também, o Análise Blogueira!

E você, acha que o excesso de informação realmente existe? Ele já tomou conta de você nalgum momento? Fale um pouco mais sobre isto conosco!

Artigo Publicado por Alan Niemies

Veja Também